Búsqueda personalizada

Páginas

domingo, 6 de setembro de 2009

Perguntas sobre SONHOS y minhas respostas

Uma maravilhosa leitora me fez uma série de perguntas e com muito carinho, resolvi transportar as minhas respostas para a comunidade dos sonhadores. Bem haja, Ane!. Obrigada por esta oportunidade.

Joice Worm



Gostaria de saber porque os sonhos são tão confusos, numa ora estamos num lugar e depois ele já parece em outro lugar.

R: O nosso subconsciente guarda muitas informações e na amígdala cerebral guardamos nossos sentimentos. Quando sonhamos buscamos dentro de nossa cabeça tudo aquilo que vivenciamos e experimentamos, daí o facto de estarmos em uma casa grande e de repente aparecermos a andar em uma rua deserta, por exemplo, demonstra que nosso íntimo (casa) não está satisfeito e gostaria de se isolar (deserta), mesmo que seguisse um caminho com muitas direcções (rua).


E quanto àquelas pessoas que na vida real tem um parentesco e dentro do sonho elas aparecem com outro tipo de parentesco?

R: Esta pergunta é pertinente. Há que se envolver em alguma crença para acreditar que já vivemos outras vidas e guardamos a fisionomia e parentesco que nós e os outros adotamos. Se crê nesta possibilidade é mais fácil de explicar se não, podemos tentar entender como um desejo de que esta pessoa sonhada tivesse a aparência e o parentesco que criamos no momento sonhado.


E quando conversamos com uma pessoa conhecida na vida real sendo que dentro do sonho ela não tem a aparência que conhecemos dessa pessoa, ou seja, ela é conhecida e desconhecida ao mesmo tempo?

R: Nesta fase quase contrária à pergunta anterior, a causa vem da quantidade de rostos que passam por nossos olhos durante toda a vida. Assim, nosso subconsciente de repente vai buscar em memória uma fisionomia que se adapte à situação sonhada. Tanto pode ser controlada por você, como não. Se você controla, quer dizer que o seu íntimo desejo procura o rosto de quem queria.


É possível anotar os sonhos, levá-los a sério e analisá-los continuamente como se fosse o nosso inconsciente a se comunicar com nosso consciente?

R: Perfeitamente. Acho mesmo aconselhável. Nosso corpo orgânico é composto por alma e espírito. A alma nos surpreende com nossos sentimentos. Choramos quando estamos tristes, rimos quando estamos alegres. Sentimos frio, calor, cansaço e este sentir corporal nos transporta para um sentimento de conforto ou desconforto que nos faz feliz ou infeliz. Tudo isso é sentido pela nossa alma. Guardamos estas sensações de felicidade ou angústia em uma sala especial do nosso cérebro. Nosso espírito, por sua vez, guarda vidas e experiências passadas. Nos leva à batalhas nunca vividas, amores nunca conhecidos, salões de festas de alta sociedade, ruas solitárias e mendincancias, interiores de carros, trem, navio, sem nunca ter tido nenhum lembrança de tal viagem, vestimentas antigas, igrejas e castelos, objetos e muito mais que representa que esta vida não foi a única.

Desta maneira, escrever e comentar em um caderno de anotação, se possível, é uma forma de conversar com nosso espírito e sentir o que a nossa alma nos faz pensar com a “divina” possibilidade que o nosso cérebro nos dá. Assim, fazemos um exercício de aprendizado para conhecermo-nos melhor.


Enfim, como diferenciar o que é importante nos sonhos com o que é simplesmente ligado a um acontecimento do dia anterior, uma preocupação, um medo ou até mesmo um programa de televisão ou uma conversa que tivemos?

R: Não é difícil fazer a diferença. O processo será feito depois do sonho. Um dia uma pessoa sonhou com um animal com os dois olhos vermelhos a olhar para ele fixamente. Depois lembrou que naquela mesma noite, enquanto conduzia, fixou muito atentamente o semáforo da mesma cor e travou o carro de repente. Outra, que comeu massa esparguete e sonhou com cobras a sair da barriga. Outra ainda, sonhou que viu o marido nu e sonhou com um elefante a levantar a tromba (rs). Estes pequenos exemplos servem para que perceba como é fácil pesquisar na vida diária o que pode influenciar um sonho. Por outro lado, implicitamente existe sempre qualquer coisa que se pode analisar. Como, se as cobras a sair da barriga falavam contigo ou se o animal lhe causou medo ou lhe pareceu indiferente. Daí procuramos o significado do que este animal representa e associamos ao sentimento que lhe causou. Dentro do contexto do sonho, é possível que haja uma mensagem.

4 comentários:

Anônimo disse...

O que é sonhar com ex namorado? mais tipo assiim,eu namoro outra pessoa ee amo essa pessoa e sonho com meu ex o que siginifica?

Joice Worm disse...

Olá Anónimo,
Ao contrario de imaginar que este sonho possa ser um significado de que esta relação antiga possa voltar, sonhar com o seu ex apenas quer dizer que você não esqueceu os bons momentos que tiveram e que a sua mente o tem e terá sempre em lembranças. Assim, não será raro sonhar com ele mais vezes.
Um abraço,
Joice Worm

Julia Teixeira disse...

Eu gostaria muito da opinião de alguém que entenda o assunto, quero perguntar sobre um sonho que tive uma vez. Nesse sonho eu conheci um garoto, passamos semanas juntos em um sonho só, e em certo ponto me dei conta que era um sonho e comecei a chorar, e falei pra ele era só um sonho meu, e ele deu risada e disse que ele não era um sonho, e que ele estava sonhando comigo também. Ele me deixou o número dele e falou "quando tu acordar espero que tu lembre e possa me ligar, se não for o caso, eu prometo te encontrar lá fora de novo", então ficamos abraçados até que o sonho acabasse. Tive esse sonho a 4 anos atrás e nunca esqueci do menino, poderia ser que ele existe e que vamos nos encontrar de novo ou seria tudo minha imaginação e sentimentos ilusórios?

Joice Worm disse...

Olá, Julia!
Sim, é possível que ele exista e que esteja com a mesma sensação que você. Não deve tardar muito para que vocês se encontrem. Também aconteceu comigo o mesmo sonho, quando tinha 15 anos e encontrei-o (meu marido) aos 25. Não quer dizer que tenha que esperar por mais seis anos, isso não é assim tão linear. Entretanto, não será difícil saber quem ele é porque a sensação que terás será diferente de todos os outros encontros. Bem haja!! Um beijo grande para vocês :-)
Joice Worm